13 thoughts on “CAPOEIRA E POLÍTICA: De Que Lado Você Está?

  1. Não há como separar a capoeira da política. Desde os primórdios até hoje a capoeira sempre se colocou como arte luta libertadora que lutava contra os regimes escravocratas e exploradores. Ajudou aos militares na guerra do Paraguai como voluntários da pátria e foi explorada como “Maltas” pelos políticos no Rio de Janeiro. Temos que permanecer mos unidos independente da nossa divergência sócio política.

  2. Capoeira não e política capoeira não religião com todo respeito ao meus irmãos capoeiristas capoeira e uma arte afro brasileira com uma cultura e grandes histórias de um resgate de valores e amor a nossa raízes e descendentes negros que lutarão pela liberdade axé capoeira não se mistura com política.

    1. A capoeira `e uma arte abstrata, que materializa-se atraves daqueles que a representam, o capoeirista, que antes de tal e qual qualificacao `e um ser humano no mais amplo sentido que essa expressao possa apresentar e representar, trazendo em si todas as caracteristicas ineirentes a especie, possui inclinacoes, tendencias, virtudes e defeitos, tem opiniao propria assim como pode compactuar com a opiniao de outrem seja por simpatia, identificacao e por ai vai. Suas crencas, principios, personalidade, carater, ideologia, simpatia ou antipatia por algo refletem ora de maneira direta, ora de maneira indireta em sua maneira de agir, reagir e interagir dentro do (s) grupo (s) social em que ele esta inserido. Suas crencas religiosas, assim como sua ideologia politica influenciam na maneira de como ele materializa a arte, por mais que ele se “policie”, por mais que ele seja vigilante, sempre existirao tracos de suas crencas, e de seus ideiais socio-politico, a sociedade `e uma organizacao socio-politica, isso desde a infancia da humanidade. Agora precisamos atentar para a dinamica funcional dessas questoes no cotidiano da arte, ou seja, como cada capoeirista administra essas situacoes, se a construcao de algo esta baseado na desconstrucao e ai precisamos ver o que esta sendo construido e destruido, o que existe no fundo das formas que sao ensaiadas, mas concluo dizendo que sendo a capoeira uma arte que materializa-se por intermedio dos seres humanos, ela estara sucetivel aos caprichos da especie, mesmo porque distante estamos da perfeicao.

  3. Concordo com o texto. E não consigo compreender tantos capoeiras apoiando o opressor. Aquele que diz vai defender os mais ricos e que vai acabar com a cultura. Tempos difíceis…

  4. Era tudo que eu precisava ler, estava muito triste e sem entender pq tanta gente se omite em momentos assim, ser capoeira é tbm uma atitude política, um ato de resistência.

  5. Mestre Moa! Orun Alafia! Oya e Katende o abraçam e amparam! Na luta, bravo Ogã, contra a opressão! Moa SIM, ele Não! Alabés de todo o Brasil, mãos e aquidavis ao couro! Axoguns, liberar o ASÈ! Nossos obés são outros! Estamos chorando agora, mas vamos VENCER O MAL, como sempre fizemos! Orisàs, Inquices e Voduns, estejam conosco nessa luta! Salve, o povo Bantu, o povo Jeje, o povo Nagô! Asè para todos nós, Asè para o Brasil, Asè para o Universo! Esù Elegbàra!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *